Escada terá primeiro Ecopolo Industrial de Pernambuco

imageO município de Escada vai receber o primeiro Ecopolo Industrial de Pernambuco. O novo condomínio de empresas, com foco na reciclagem e recuperação energética de resíduos sólidos, ficará localizado em uma área de 15 hectares disponibilizada pela prefeitura de Escada. A primeira empresa interessada a se instalar no local, a gaúcha Ecotires, assinou nesta quarta-feira (15/01), com o Prefeito Lucrécio Gomes, um termo de cessão de uso do terreno.

Para viabilizar a implantação do Ecopolo Industrial, também foi assinado um termo de cooperação técnica entre a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (SDEC), a Agência de Desenvolvimento Econômico (AD Diper) e o município de Escada com o objetivo de partilhar as responsabilidades. A SDEC fará a articulação entre a prefeitura e os investidores e a AD Diper elaborará o projeto do loteamento industrial, enquanto que a prefeitura doará o terreno. Já as empresas interessadas em se instalar no local deverão arcar com os investimentos de implantação, inclusive terraplenagem e infraestrutura.

Com a iniciativa, Escada, e consequentemente Pernambuco, avançam no sentido de reduzir os impactos do desenvolvimento com sustentabilidade. O município de Escada faz parte do Território Estratégico de Suape, onde estão instaladas 105 empresas e outras 45 estão em fase de implantação, o que acaba gerando um grande volume de resíduos industriais e da construção civil. Com o Ecolopolo Industrial, cria-se uma solução integrada para destinação e tratamento desses resíduos. Somente Escada e os municípios do seu entorno produzem 173 toneladas de resíduos sólidos urbanos por dia.

O prefeito Lucrécio Gomes participou da solenidade acompanhado de vários secretários. “Demos hoje mais um grande passo para a construção de um novo tempo para nossa cidade”, disparou ladeado por jornalistas que fizeram a cobertura do evento.

A Ecotires Soluções Ambientais tem como especialidade  o tratamento de pneus inservíveis para a produção de biocombustíveis e pó de borracha para exportação. Em Escada, ela pretende investir cerca de R$ 3 milhões, podendo chegar a R$ 5 milhões, com capacidade para processar 2 milhões de pneus/ano. A expectativa é a de que a empresa comece a funcionar em dezembro de 2014. Além de plantas de reciclagem de pneus, o Ecopolo Industrial também poderá abrigar empresas especializadas em geração de energia a partir de resíduos orgânicos, resíduos industriais e de construção civil, eletroeletrônicos, entre outras.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Escada terá primeiro Ecopolo Industrial de Pernambuco

  1. Alguém já escreveu em algum tempo e lugar, que Escada era uma cidade DORMITÓRIO ( e nem havia boas pousadas, nem hotéis como hoje). Agora, com os novos tempos somos POLO ESTRATÉGICO para SUAPE. o que já está gerando emprego e renda a sua população que vivia da monocultura da cana de açúcar. Com certeza esse tempo ficou muito para traz. Lembro porém ao amigo LUCRÉCIO GOMES, que sua marca deve contemplar outras áreas da nossa cidade, com obras de adequação viária, saneamento básico, saúde(já estamos sentindo um pequeno avanço) e investimento pesado em Educação,(sua secretaria RISOLENE FERRAZ conhece bem o caminho) para garantir ao nosso Povo a inserção segura no amplo mercado de trabalho que se avizinha.e NÓS NA ESCOLA TÉCNICA LUIZ DIAS LINS, JÁ ESTAMOS AJUDANDO NA PREPARAÇÃO DOS FUTUROS TÉCNICOS,PARA ESSA ARRANCADA DE PROGRESSO. Parabéns Amigo Lucrécio extensivo a toda sua equipe DE TRABALHO.Continue seu trabalho, estamos acompanhando seu sucesso

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s