Esportes Off Road viram “febre” na Mata Sul

image“Off Road é um termo do vocabulário inglês que literalmente quer dizer “fora de estrada” e designa atividades variadas praticadas em locais desprovidos de estradas pavimentadas, calçadas ou de fácil acesso e trâmite. Geralmente os locais preferidos para prática do off road são os mais distantes de cidades e desprovidos de infra-estrutura urbana. O contato com a natureza é algo desejado e apreciado e o objetivo desta atividade é superar as dificuldades de acesso e transposição impostos pela natureza como por exemplo na forma de lama, pedras, erosões, subidas e descidas íngremes, neve, alagamentos, etc.”

É esse tipo de esporte que atualmente mexe com o calendário de eventos das cidades da Mata Sul, a exemplo de Amaraji, que realizou sua 22ª Trilha Rompe LAMA ontem, uma festa gigantesca, que todos os anos pára a pacata cidade.

Em Escada no último dia 14/07, realizou-se a 9ª Trilha da LAMA, que a cada ano cresce e atrai mais adeptos ao esporte, como mostra a fotografia acima, e no próximo dia 18/08 realizar-se-á a 2ª Trilha ECOLÓGICA de Escada, promovida pela Equipe Adventure, que anunciou um churrasco de um boi para os participantes.

Atualmente o off road virou moda na região, estando associado à adrenalina e à velocidade, pois as atividades mais comuns utilizam-se de veículos motorizados como motos, jeeps, quadriciclos e camionetes, mas também existem atividades off road praticadas com cavalos, bicicletas e também a pé.

imageA 2ª Trilha ECOLÓGICA de Escada este ano inovou e está convidando os adeptos de BIke para abrilhantarem ao evento, que promete ser um dos melhores do ano.

Seguindo o calendário pela Mata Sul, já tivemos eventos do gênero na cidade de Agua Preta, com a 2ª Trilha da CORUJA PRETA no dia 13/07 e em Ribeirão com a 12º Papa-LAMA no dia 14/7.

Agora em agosto teremos: 04/08/13 – Água Preta- 2ª Trilha Rompendo LAMA, 04/08/13 – Ipojuca- 7ª Trilha do LITORAL e 25/08/13 – Gameleira – 8ª Trilha Treme Terra MONSTER,

Em setembro teremos ainda no dia 01 em Primavera, a 7ª Trilha da CACHOEIRA, citando apenas as cidades que são circunvizinhas ao município de Escada.

“O Off-Road motorizado que hoje é utilizado como esporte e terapia pelos seus praticantes nasceu de uma necessidade de guerra. Os primeiros veículos foram criados durante a 2ª Guerra Mundial com o objetivo de penetrar e deslocar tropas e soldados em locais de difícil acesso.

As atividades off road da nossa região são praticadas como lazer, mas podem ser também como competições organizadas, a exemplo do brasileiro Rally dos Sertões, que a partir de 2004 passou a englobar países vizinhos e é considerado o maior rally da América Latina.

Por sua natureza de “desafio”, o off road é tido como atividade de risco e requer o uso de equipamentos de proteção, basicamente capacetes, luvas e óculos de proteção; entretanto, a gama de equipamentos pode variar bastante de acordo com o tipo de atividade off road praticada.

Uma parte muito importante para um veículo Off Road é a manutenção. Deve-se estar atento se o seu mecânico e a sua oficina oferecem suporte e segurança ao seu veículo.”

Como se vê é um esporte caro e perigoso, mas, no entando, prazeroso!

Ao final dos percursos, é de praxe encerrar os eventos com muita comida, bebida e música ao vivo, pois afinal, ninguém é de ferro.

Fotografia do encerramento da 9ª Trilha da LAMA com a Banda Tornado do Brasil, no pátio de eventos de Escada lotado.

image

Com informações dos sites Relaxe Faça Trilha e Wikipédia.

Anúncios

Um pensamento sobre “Esportes Off Road viram “febre” na Mata Sul

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s