Seca em Escada: É de fazer chorar!

O nordeste inteiro sofre com a seca, que assolou o sertão e vem dificultando cada vez mais a vida da população mais sofrida.

O gado morre de fome, a lavoura morre de sede e o governo travado na rede da burocracia.

Nós, aqui de Escada, jamais imaginávamos que também iriamos sofrer com os efeitos de uma seca, haja vista que somos cortados pelo abundante Rio Ipojuca e cercados por rios e riachos como Pirapama, Pata Choca, Cidadão, entre tantos outros.

Banhos, açudes, brejos e bicas contamos ao monte, sendo difícil encontrar uma comunidade rural que não tenha uma fonte d’água.

Temos cacimbas por todos os cantos, inclusive com água mineral, a exemplo da cacimba de Sapucagi, que abastasse as comunidades da Cidade Centro, Vila Operária e Riacho do Navio. Sem falar na água mineral Extra, em Criméia.

Em Escada onde se fura um poço artesiano a água jorra para a superfície num piscar de olhos.

Porém, por ironia do destino e a falta de um reservatório com capacidade para acumular uma quantidade significativa de água, Escada está beirando um colapso no seu abastecimento de água. Lamentavelmente confesso!

Bairros como o Riacho do Navio, pasmem, passam quase 10 dias sem água nas torneiras, confessou a moradora Daniella, da avenida Zenóbio Lins, uma das principais da cidade.

São Pedro, que deve gostar muito de Nossa Senhora da Escada, nos últimos cinco dias fez sua parte e mandou ver nas precipitações. O solo já está molhado…

Escada, agora das cacimbas vazias e do Rio Ipojuca secando, respira aliviada e aguarda, como todas as cidadelas do sertão, por chuvas enviadas por Deus para abençoar esse povo abandonado pelos homens da terra.

São Pedro, amigão nosso, deve fazer sua parte como sempre fez. Nossa Senhora, vai agradecer mais uma vez…

Até o comércio já sofre, numa espécie de efeito dominó, como confessou Edu Maia, proprietário da Loja Show de Preços, na Atalaia.

Como dizia Benjor: “Chove chuva, chove sem parar…”

Em tempo: Por alguns dias para a enchente não chegar…

Anúncios

2 pensamentos sobre “Seca em Escada: É de fazer chorar!

  1. Ainda acredito que o nosso Governador Eduardo Campos, vai resolver esse problema em nosso município. Investimentos em barragens, construções dos tratamentos de água de Frexeiras e Massauassu, como também na ampliação do sistema do Alto do Sudene. Vamos a luta.

  2. Água temos, faltou investimentos ao longo dos anos, a população cresceu, o consumo idem, e os investimentos no setor nunca ocorreram.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s