Cidade de Exu vira sede do Legislativo pernambucano no próximo dia 13/12

“As comemorações do Centenário de Luiz Gonzaga no Legislativo Estadual chegam ao seu momento máximo com a realização da Assembleia Itinerante no município de Exu, no próximo dia 13/12 (quinta), às 17h. Essa é a 13ª vez que a Casa Joaquim Nabuco promove atividades parlamentares fora da Capital. O local da reunião plenária, que será aberta ao público, é o Parque Aza Branca, onde está o Museu do Gonzagão. O espaço escolhido para sediar o encontro entre os deputados, as autoridades locais e a população é simbólico: debaixo do juazeiro, ao lado do túmulo de Luiz Gonzaga.

A primeira Assembleia Itinerante foi realizada em 1994, no município de Ouricuri, Sertão do Araripe. O objetivo da iniciativa é levar o trabalho dos deputados às diversas regiões do Estado. A cidade de Exu foi escolhida por ser a terra do Rei do Baião. Localizada no Sertão do Araripe, o município está distante cerca de 600 Km do Recife, e tem a agropecuária como principal atividade econômica. Durante a itinerante, o presidente da Assembleia, deputado Guilherme Uchoa (PDT), e os líderes do Governo e da Oposição, Waldemar Borges (PSB) e Antônio Moraes (PSDB), respectivamente, farão pronunciamentos sobre temas de interesse da região.

Na parte solene do evento, será entregue o Título de Cidadão de Pernambuco ao sanfoneiro Joquinha Gonzaga, sobrinho do Rei do Baião nascido no Rio de Janeiro. Após a morte do tio, Joquinha mudou-se para Exu, onde colaborou com a implantação do Museu do Gonzagão, no Parque Aza Branca. O centro cultural guarda todo o acervo artístico do cantor e compositor, incluindo vestimentas, sanfonas, troféus, discos, fotografias e outros objetos pessoais do artista.

Ainda na programação solene de Exu, a Assembleia Legislativa vai entregar a Medalha do Centenário de Luiz Gonzaga a nove personalidades locais. Também será entregue comenda in memoriam para Francisco Parente, o Beba, que foi administrador do Parque Aza Branca. E será realizado o descerramento de uma escultura de Gonzagão em tamanho real, confeccionada por J. Maciel. (C.F)”

Fonte: site da ALEPE

Anúncios

Um pensamento sobre “Cidade de Exu vira sede do Legislativo pernambucano no próximo dia 13/12

  1. É bom que o Governo de Pernambuco junto com o Povo de Exu,não se descuide dos serviços de manutenção ,limpesa e conservação do Parque Asa Branca, bem como o Museu do nosso Rei. Da ultima vez que ai estive parecia que os responsáveis por esse belo patrimonio, estavam passando por sérios problemas devido a desatenção dos Poderes Públicos. Vamos manter viva a memoria daquele que sempre foi um defensor voraz dos seus conterraneos sertanejos. e, do nosso Estado.Sempre cantando as sérias necessidades do seu Povo em músicas que retratavam a beleza e as agruras do Povo do Sertão tão desassestido dos Poderes da Nação.(Uma esmola para o homem que é são, ou lhe mata de vergonha ou vicia o cidadão.)Esperamos que o seu Centenário seja alem de uma festa um compromisso com tudo aquilo que ELE RECLAMAVA DOS POLÍTICOS DO BRASIL.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s