Situação do Cine Utinga permanece indefinida

Foto-0845Foto-0846

Uma audiência pública que ocorreu na manhã desta terça-feira (4), no plenário do Fórum de Escada, pode definir um marco histórico em defesa do patrimônio público no município. De um lado, artistas, professores, estudantes, aposentados e o pároco do município, Valdir Bezerra, defendiam a preservação do prédio que abrigou a antiga sala de projeções do Cine Utinga, datada de 1934.

De outro lado, um grupo de pessoas que defendem a reforma e modernização do prédio, inclusive a diretoria da JOC (Juventude Operaria Católica) que, segundo seus integrantes, pretendem transformar o prédio em espaço de atividades culturais diversas.

No meio desse embate, um questionamento jurídico: teria a JOC legitimidade jurídica para alugar o antigo cinema a terceiros? Se alugado, teria o locatário o poder de alterar a estrutura física do prédio independente do seu valor histórico?

Para os artistas, não há dúvida: se uma certidão do Cartório de Imóveis confirma a propriedade da JOC e se a entidade fora dissolvida por falta de renovação de seus quadros, o imóvel, conforme estatuto, passa a ser patrimônio da paróquia local e, portanto, deve ser preservado.

Embora o caso pareça claro, não há consenso e a disputa pode ganhar as raias da justiça.

Anúncios

16 pensamentos sobre “Situação do Cine Utinga permanece indefinida

  1. Uma verdadeira vergonha, até pelo fato do Risca Faca .. ser um verdadeiro centro de prostiuição e drogas na qual … conselheira tutelar não faz nada …, trazer isso p o centro de nossa cidade é assinar a sentensa de insanidade para todos os jovens, sou contra a sociedade é contra e tem mais o desafeto …é grande!

  2. ESCADENSES POR FAVOR ACORDEM! NÃO ESTÃO VENDO QUE NOSSO MUNICÍPIO NESTA GESTÃO ESTEVE ENTREGUE AO DESCASO, E QUE NO FINAL DO GOVERNO, ENTREGUE TOTALMENTE AS BARATAS. TENDO AS ESCOLAS MUNICIPAIS SUCATEADAS, OS HOSPITAIS E POSTOS DE SAÚDE SEM MÉDICOS E MEDICAMENTOS, AS ESCOLAS COM MAIOR ÍNDICE DE REPROVAÇÃO, E AINDA TEMOS QUE VER OS PRÉDIOS E TERRENOS PÚBLICOS SENDO INVADIDOS.NÃO DEVEMOS PERMITIR QUE O SR. EDVAN SE APOSSE DESTE PRÉDIO (CINE UTINGA) É PRECISO DAR UM BASTA NESTA SITUAÇÃO!
    PRECISAMOS RESGATAR TUDO QUE É NOSSO AGORA!!! OU PERDEREMOS PARA SEMPRE.

  3. é bem melhor arrisca com esta proposta, ninguém nunca se importou com aquele predio e muito menos o que se fazia nele, o povo contra deixem de inveja não tem capacidade, so sabem criticar, então deixem Escada ter essa oportunidade, estamos todos ansiosos, aquilo vai acabar virando mais um espaço pra reuniões politicas………

  4. Bom dia!
    Deve sim fazer melhoras no predio, assim como foi feita na antiga prefeitura que hoje é Camara dos vereadores, e outra soube que o idealizador tem condiçoes financeiras trabalha com um Deputado Federal e entre outros politicos fora da nossa cidade Escada, e ainda assim quer nos proporcionar o que a muito tempo varios escadenses sonharam mais sem recursos para realizar, desejo sucesso ao empreendedor, bem vindo a cultura pelo qual nunca tivemos em Escada!!!

  5. Pelo amor de Deus deixem de brigar e passem a realmente a lutar pelos interesses da cidade e não pelos seus próprios interesses.

  6. acho interessante essa manifestação do nosso povo por um movimento de tão grande importância na nossa cidade. Coisa que normalmente nunca vemos. Entra e sai prefeitos, fazem o que querem e nós acomodados deixando tudo acontecer do jeito que eles querem. Escada precisa melhorar, crescer, avançar. Não só na parte cultural, como na saúde, educação, lazer, esporte enfim… E falando em lazer e cultura. temos que preservar SIM o prédio do CINE UTINGA, não entrega-lo nas mãos de quem não vai saber aproveita-lo bem, . Espero que o promotor de nossa cidade seja sensato quanto a sua decisão. Fazendo com que o prédio do Cine Utinga seja voltado para servir nosso povo e não para beneficiar pequeno grupo de aproveitadores que só estão pensando em lucros financeiros.

  7. Braulio Professor Vanderlei está macomunado com Edvan é? Vai timbora trabalhar no Cartório de Primavera e deixa de falar asneira aqui em Escada. Se muda de vez e leva tua muier para Amaraji com Jandelson. Xau pula-pula!

    Sim Chico do muro ou prefere chico do pula-pula ou prefere chico de jandelson, ou prefere chico de zé alves, ou prefere chico de mário leite ou prefeito chico de lucrécio. oia agora gostou né. e o carginho sai ou não sai. muie também quer né.

  8. O municipio precisa urgentemente,um espaço de diversão e cultura,tipo cinema e teatro.Precisa ser preservado o espaço que temos para divulgação dos artistas da terra ,os quais são apresentados todos os domingos na Petisqueira Sto Espedito,sob administração de Robério Saraiva,unico espaço cultural da cidade ,localizado na rua da matriz.

  9. Não gosto de responder as provocações que escrevem nesse blog ao meu respeito. Mas devo informar a esse senhor (SEVERINO OTÁVIO) AO SEU BIU, como deve ser alcunhado , que o meu MURO É DE ETICA, RESPEITO, RESPONSABILIDADE E DE TRABALHO PELO POVO DE ESCADA.HÁ MAIS DE 40 ANOS, E´QUE JAMAIS, ME FURTEI DE BATALHAR PELO QUE ACHO CORRETO.POR ISSO NÃO TEM ESPAÇO PARA QUALQUER UM EM CIMA DO MEU MURO, PRINCIPALMENTE QUEM NÃO TEM COMPROMISSO COM NOSSA CIDADE E FICA TRIPUDIANDO COM AQUELES QUE A DEFENDEM.

  10. Eu acho incrível esse povo de escada, só querer criticar esse projeto que no meu ponto de vista é ótimo pra nossa cidade. Quanto aos critico falar em preservação do prédio como eles podem falar isso ??? A demolição do antigo salão paroquial para a implantação do” BRADESCO” onde estava esses tal defensores ??? “DE OLHO NO FINANCEIRO” ?? Escada precisa de coisas desse tipo!! A historia deixamos para livro .

  11. A juventude Operária Católica era um movimento ligado a Teologia de Libertação, cujo principal teólogo é Leonardo Boff. Esta teologia foi extirpada da Igreja pois tem como principal mensagem a igualdade social e a defesa dos direitos humanos. Leonardo Boff foi escomungado até hoje. Não acho justo que a Igreja que expulsou tais movimentos queira se apropriar de seu Patrimonio. Quanto ao cinema ser um Patrimonio Histórico ( saliento que não existe nenhum tombamento), as pessoas que defendem esse pensamento não se manifestaram quando o mesmo foi palco, por mais de quinze anos, de um cinema pornô. Não acredito que a proposta atual seja pior do que o que já vimos neste espaço. Também não vimos essas pessoas se mobilizarem quando a Paróquia de Escada destruiu os azulejos franceses do século XIX de frente casa e do salão paroquial. Acho que não passa de necessidade de projessão política, pois é mais fácil estar na mídia criticando do que construindo uma proposta.Vamos esperar para ver o que vai acontecer e dáí então, caso haja necessidade, criticar.

  12. Quem está por trás de tudo isso é um tal de Edvan do Risca Faca, que foi candidato a vereador e todo mundo em Escada sabe qual é o trabalho dele. …

    Aquele mesmo irmão de Zito ……

    A politica e o conselho tutelar tem que ficar de olho …Como que a mulher dele é conselheira tutelar…

  13. Entendo e concordo que a parte histórica e cultural da cidade de Escada seja preservada com o carinho que lhe é devido, mas também acredito na modernização de locais históricos sem prejudicar as mesmas e sem perder o foco cultural, acredito que Escada precise de um espaço reservado para os seus artistas (não reconhecidos), e sei que esse local será ideal não só pela sua localização mas também por se tratar de um centro histórico cultural, onde melhor para uma apresentação de teatro que um local que por muito tempo foi o centro das apresentações da cultura. Sei que é complicado para as pessoas da nossa cidade entender o novo, mas acreditem, podemos ter o CINE UTINGA preservado e ao mesmo tempo modernizado, para o deleito dos cidadãos escadenses, e digo mais se a proposta do empresário é cultural, devemos cobrar isso do próprio e não apenas reclamar que vão mexer no patrimônio histórico, devemos cobrar que os responsáveis cuidem desse patrimônio e que venha através dele uma boa opção para os cidadãos, que diga de passagem não tem a muito tempo uma boa atração cultural em nossa querida cidade, então devemos sim aprovar que o CINE UTINGA seja modernizado mas sem deixar de perde essa essência cultural que tanto esperamos ver em nossa cidade.

  14. Quando Jandelson do Gás aluguel o prédio para fazer o comitê da máfia do limão ninguém reclamou. Vejo na foto Dr. Francisco “do muro” de Assis, Mariinha “do hino” Leão, Francisco “da divisão de salários” Junior, Valdecir “se vendeu” Leocádio e Carmita “do pinto” De Biase. Só agora esse pessoal está reclamando.

  15. O que realmente espero é que todas as partes interessadas tenham uma preocupação com a nossa cultura, tendo em vista que na maioria das vezes esta é sempre a ultima preocupação de todos, independente de que espaço seja, a arte escadense necessita de um espaço aberto e voltado para os artistas e seus movimentos culturais.Nossas crianças, jovens, adultos e idosos têm o direito de desfrutar de uma peça de teatro, apresentações de dança, vernissagens, apresentações musicais e etc. Temos que parar de brigar e nos unirmos em prol de algo que mude a situação cultural do nosso amado município.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s