Rede municipal de ensino em Escada perdeu 734 alunos em dois anos

grafico_matricula_escadaPor Edmundo Fernandes

Dados preliminares do Censo Escolar da Educação Básica de 2012 indicam um fator negativo para os agentes educacionais em Escada: pelo menos 734 alunos deixaram as bancas escolares do município entre os anos 2010 e 2012.

Do ponto de vista pedagógico, tudo indica haver o enfraquecimento do processo ensino aprendizagem, a falta de motivação para o ingresso na escola, o aumento da evasão e um enorme desafio para os próximos anos.

Administrativamente, a redução no número de alunos implica em menos dinheiro para a educação, para as escolas, para os professores e servidores. A implantação do piso vai esbarrar, necessariamente, nessa queda de recursos. O quantitativo de 2011 foi a base para 2012, no entanto, em 2013 o novo governo terá menos recursos do que neste ano.

O grande desafio será inverter a curva decrescente que tem marcado o número de matrículas nos últimos anos em Escada. Em 2010 eram 10.983; em 2011, 10.704; e este ano, 10.249. Ou seja, a rede municipal, efetivamente, está perdendo alunos todos os anos e isso só acontece porque o sistema educacional em Escada está sendo gerenciado de forma irresponsável.

Anúncios

3 pensamentos sobre “Rede municipal de ensino em Escada perdeu 734 alunos em dois anos

  1. Educação, Saúde, Segurança, Iluminação, Limpeza das ruas, terra e casa para parente. Perdemos 08 (oito) anos, agora é tarde. Qual é a solução: FÉ EM DEUS, UNIÃO E MUITO, MUITO TRABALHO.

  2. E ainda as 11.000 pessoas que votram no 14 para esta palhaçada, coisa ruim adminstrativa, que acabou com a saude, educação enfim. … SAIU DAQUI. 2013 SERÁ MUITO MELHOR.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s