Escada segue em busca de sua identidade histórica

escada_identidadeToda essa disputa política, que coloca em lados opostos os candidatos Lucrécio Gomes e Jandelson Gouveia, tem assumido, em suas entrelinhas, um desdobramento que tende a fortalecer a identidade cultural dos escadenses. Ou seja, o embate trava um discurso entre “os que são” e “os que não são” de Escada.

A corrida deixou de ser simplesmente pelo voto e pelo poder. Há um apelo “bairrista” que procura dar à cidade um governo que seja genuinamente escadense. Nesse meio termo, ressurge um sentimento de luta pela identidade própria do nosso povo.

Nesse aspecto, há uma certa vantagem da chapa Lucrécio e Lailton, já que os dois são escadenses natos. Esse fenômeno, para alguns, pode parecer “vencido” em nosso mundo contemporâneo. Para outros, no entanto, pode significar a retomada de uma história que se dividiu no tempo.

Num momento em que o Brasil se fortalece no cenário mundial e Pernambuco restabelece a importância do Nordeste para a nação, não nos parece tão negativa a ideia dos escadenses redescobrirem sua identidade cultural a partir dessa disputa eleitoral. Pelo que se desenha, independente do resultado das eleições, Escada não será mais a mesma, a partir de outubro próximo.

9 pensamentos sobre “Escada segue em busca de sua identidade histórica

  1. sou escadense no dia 07/10/2012 eu vou me sentir como os escravos, estou alforriada dessa raça gouveia liberdade alias tds de nossa amada cidade não aguenta mais essa preisão q esses forasteiro nos aprisionou, mas tenho certeza q vamos ter independencia com Lucrecio e Lailton viva 40 e vitoria no dia 07/10 sou livre para voa

  2. Sendo eles FILHOS DE ESCADA deveriam respeitar mais a população. Quem aguenta esses BUZINAÇOS de motos todos os dias? Vocês podem perder as eleições por conta disso. Muitos cidadãos estão descontentes com esse comportamento.

  3. NY e JUCA , “DEMOCRACIA” ? a politica hoje não se decide o BOM e RUIM se decide em quem dar + $mais ou vcs quer tampar o sol compeneira !!!!!!!!

    • Democracia sim! Muita gente morreu no Brasil para que o direito de escolher hoje esteja em nossas mãos.As vezes tem que se escolher o menos ruim só pra que haja mudança, pra que no futuro possa se fazer outras escolhas. Isso devia ter sido feito há quatro anos, mas antes tarde do que nunca.O nosso Prefeito enganou milhares de pessoas e ainda tem gente que o defende. Eu só tenho uma oportunidade de dar uma resposta pelo concurso que tive que fazer TRÊS vezes pra poder passar. É na urna. Se democracia não valesse nada eu não teria o prazer de ver os poderosos na minha porta e na porta de pessoas bem mais humildes que eu mendigando voto. É uma pena que tenha gente que não sabe o poder que tem.

      • Corrigindo: MUITA GENTE MORREU NO BRASIL PARA SERMOS OBRIGADOS A VOTAR…… Ô DEMOCRACIAA

  4. Escada, enquanto o sangue correr nas minhas veias,eu luto por ti,e verás que um filho teu não foge a luta!sou soldado valente,que luto até a morte,pelo meu chão,o amor e a esperança é o conbustivel que me faz lutar,e já posso ver,os raios do sol iluminando O NOVO MUNDO, minha mãe ESCADA, te amo!!

  5. o que a prefeitura diz não condiz,a propaganda vai de um lado o governo de outro,é isto.
    a esta altura,tentar maquiar,fica difícil,8 anos foi muito até de mais,só sofrimento.
    o povo sabe,ao lado da atual gestão,tudo está perdido.
    o povo aguarda o dia 7 para por fim de uma vez por todas.
    uma coisa é certa gente, nunca vir isto em toda minha vida,ficou marcado o apelo do povo da escada:mudanças !
    um abraço aos leitores deste querido blog

  6. O que tem que acontecer é uma mudança, para que, daqui a mais quatro anos tenhamos a esperança de um cenário político que nos dê mais escolhas. No fundo no fundo os eleitores de um lado sabem que ninguém faz milagre, e do outro lado sabe que o governo atual nunca foi bom de verdade, senão estaria com a vitória nas mãos. Qualquer mudança é melhor que essa estagnação. E viva a democracia!!!

Deixe um comentário

