A política e a rejeição

Por André Luís

A rejeição é sempre um problema sério para qualquer candidatura, e  a adversidade é ainda maior, quanto maior for a parcela do eleitorado que aderir a este sentimento

Algumas vezes o grau de rejeição de um candidato, medido por pesquisas de intenção de voto, torna-se assustador e hilário e é tratado pelo partido, pelos que contribuem financeiramente e pelos comentaristas políticos como uma sentença condenatória, como um atestado final de sua inviabilidade eleitoral.

A própria natureza contraditória da política faz com que qualquer candidato seja rejeitado por algum setor do eleitorado. Se não o for por sua imagem pública, o será pelo partido pelo qual concorre, pelos políticos com os quais está associado e/ou pelas ideias e propostas que patrocina, ou ainda, pelo histórico de um mau governo.

A rejeição é um sentimento que pode se originar de um preconceito ou de uma imagem equivocada, e que podem ser alterados durante a campanha, quando o candidato tem maiores oportunidades de se fazer conhecido. O inverso também é igualmente verdadeiro. O candidato que tinha baixa rejeição antes da campanha pode ter seus índices de rejeição aumentados, à medida em que o processo eleitoral expõe sua candidatura ao conhecimento do eleitor.

A rejeição é absoluta quando o sentimento de exclusão do candidato é definitivo e irreversível. Normalmente, nas pesquisas de intenção de voto, ele é medido pela pergunta: “Em quem você não votaria de jeito nenhum”. A rejeição é relativa quando o eleitor, que no momento da pesquisa está apoiando outro, admite a possibilidade de vir a votar no candidato, ainda que considere esta hipótese muito remota, muito difícil, quase impossível, etc . A rejeição absoluta não se reverte, a relativa pode ser reversível, pelo menos para uma parcela daqueles que a possuem.

Nestas duas situações, informações novas, verdadeiras e positivas sobre ele, podem ter o poder de corrigir a sua imagem e remover as razões para o preconceito. Se, por outro lado, o candidato for muito conhecido e muito rejeitado, dificilmente se conseguirá reverter o quadro. Já no caso de a rejeição sustentar-se numa hostilidade ao partido ou à ideologia do candidato as possibilidades de reversão são mínimas.

Anúncios

7 pensamentos sobre “A política e a rejeição

  1. É TÃO PROVADO QUE NO COMÍCIO DE CHICO SÓ TEM CONTRATADOS.
    E OUTRA COISA,CHICO VAI PERDER ,É TRISTE MAIS É A REALIDADE,JANDELSON JÁ SE MUDOU PARA BOA VIAGEM,FUGIO ANTES DA HORA,FOI PISA IMAGINA NO DIA DA ELEIÇÃO.
    VOCÊS,VAI COLOCAR CURRÍCULUN EM SUAPE TÁ CHAMANDO NÉ VAI LÁ MAMOLENGOS DOS GOUVEIAS,ÓPISA.

  2. Acho até engraçado as críticas que leio sobre este blog. Falam mal ( sobre o blog ), esculhambam ( o blog )…mas não deixam de acessá-lo. Pelo que percebi, é o blog mais acessado na cidade. Há vários dias venho observando isso. E também é cômico o fato de que os leitores ( pelo menos a maioria )só fazerem comentários em matérias sobre política, porque não comentam nas matérias sobre arte, eventos, atualidades, personalidades, acontecimentos e etc… ??? Pelo que conheço dos redatores, nenhum tem curso de Jornalismo, apenas fazem ( através do blog ), um trabalho de informações sobre a cidade, e sobre o que está acontecendo nela, independente de que campo seja abordado. Se alguém tem a necessidade de ler e se informar com jornalismo profissional, acessa o G1 poxa !!!

    • NÃO SEI SE VOCÊ É UM CIDADÃO ESCADENCE, SE FOR ACORDE!
      O QUE DEVEMOS FAZER PARA MELHORAR A NOSSA CIDADE O MUNICIPIO DE ESCADA-PE, E SABER SOBRE POLÍTICOS FICHAS SUJAS E CORRUPTO?
      Devemos buscar saber de sua atuação política passada (principalmente) e atual. Dizem que o brasileiro tem memória curta, por isso, é necessário que tenhamos que despertar nossa memória e gravar em nosso cérebro, a atuação e comportamento daqueles que se apresentam para nos representar. Se a maioria não votar nos candidatos que não honraram com a sua escolha, esqueça, nunca mais vote nele.
      Verifique se em sua administração ele praticou ou deixou praticar a perseguição política, punindo processando aqueles que não comungavam de suas idéias ou obrigando eles a participarem de seus comícios por trabalharem cargo comissionado.
      Veja se houve obras superfaturadas ou de má qualidade em sua gestão. Veja se ele paga 2(dois) salários ao funcionário do cargo comissionado e obriga ele a devolver o outro para ele, veja se as obras foram concluídas em sua totalidade, se cumpriu com as promessas de palanque, principalmente nos serviços de saúde, se o hospital municipal funciona bem, se a educação de seus filhos mereceu atenção especial dos gestores e representantes legislativos.
      Observe quem e quais foram seus colaboradores mais próximos e suas atuações. Observe e compare a multiplicação de seu patrimônio em tão pouco tempo, isso sem justificativas palpáveis, isto é, se ele não é empresário e entrou na política e de repente enriqueceu, isso é sinal de corrupção e esquemas montados para desviar dinheiro público.
      Procure saber e verifique se em sua gestão as contas foram publicadas e se a maioria da sociedade tomou conhecimento.
      Verificando e observando esses e outros detalhes, certamente você poderá identificar os maus gestores e se quiserem voltar, negue seu voto, assim, você estará contribuindo para a punição dos políticos corruptos.
      Veja quem são seus colaboradores mais próximos. Observe e procure saber da evolução de seu patrimônio, sua origem e se estão de acordo com suas possibilidades.
      BUSQUE SABER DE SEU COMPORTAMENTO PARA COM SEUS ADVERSÁRIOS. SE ELE RESPEITA O LADO PESSOAL E MORAL DELES, SE ELE NÃO USA (POR MEIO DE TERCEIROS) DE ARTIFÍCIOS PARA DENEGRIR A IMAGEM DAS PESSOAS, FAZENDO ACUSAÇÕES LEVIANAS, SEM PROVAS.
      SE ELE AGE DE FORMA COVARDE, NÃO ASSUME SEUS ATOS E SE ESCONDE NA IMAGEM DE OUTRA PESSOA. SEJA ESPERTO, POIS OS POLÍTICOS CORRUPTOS SÃO CAPAZES DE TUDO PARA LUDIBRIAR VOCÊ.
      ELES PROMETEM COISAS QUE NÃO PODEM CUMPRIR, PROMETEM E ALGUNS ATÉ LHE DÃO DINHEIRO, MAS SE VOCÊ SE “VENDER” estará fadado a ser mais um na multidão. Caso isso aconteça de um político safado oferecer, 50, 100 ou 150 reais para comprar seu voto, aceite o dinheiro desse canalha, mas não vote nele, eleja aquele que não compra seu voto.
      Será um manipulado, um marionete desses crápulas. Você se tornará um serviçal à disposição do mau e contribuirá para que esquemas ilícitos sejam postos em práticas e que os recursos públicos, continuem a ser desviados, enriquecendo ilicitamente esses sanguessugas do dinheiro público.
      A única coisa que político corrupto jamais promete, é ser TRANSPARENTE.
      Então senhores eleitores, você é o dono do destino de seu país, de seu estado e de seu município (CIDADE-ESCADA). Só você poderá fazer mudar a sua história, vai depender unicamente de seu VOTO.
      Se os corruptos vencerem, não se queixe a ninguém, assuma a sua culpa e conviva por mais 04, 08 ou 20 anos.
      Você será o maior responsável pelo sofrimento de uma população inteira, de uma cidade, ou de um Estado, ou, até mesmo, de um País, a culpa maior é só sua eleitor que elegeu, ou reelegeu um político corrupto.
      ACORDE

    • quem tá doido é o povo do 14,só tem contratados.
      se ele é muito bom janjan,se mudem com ele para amaraji

    • doidos tá o pessoal do 14,os vereadores tá pulando tudinho para o 40 quarentinha,deixaram chiquititas kkkkkkkk.
      isto ninguem diz né,ópisa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s