Terremotos no Brasil

Por André Luís ( Fonte R7 )

Na última quinta-feira (13), o Brasil sofreu mais um pequeno terremoto. O tremor ocorreu na cidade de Montes Claros, norte de Minas Gerais, registrou 2,9 graus na escala Richter e chegou a assustar a população, embora não tenha deixado vítimas nem causado danos materiais.
Gerado pelo choque entre as placas tectônicas, os terremotos são fenômenos que espalham grande destruição onde ocorrem. Países como Estados Unidos, Chile e Japão têm parte de seus territórios sobre falhas geológicas e estão acostumados aos tremores.

No Brasil, o fenômeno é incomum, mas já foram registrados 21 pequenos tremores em 2012 — média de quase 2,5 por mês.
Localizado no centro da placa Sul-Americana, as chances de ocorrer grandes tremores no País é pequena. Segundo o coordenador da Rede Sismográfica Integrada do Brasil, Marcelo Assumpção, os tremores de baixa magnitude — quando a quantidade de energia liberada é menor — são mais frequentes.
— Neste ano, as várias estações sismográficas no País já registraram 20 pequenos tremores, mas só um de magnitude 4, que é suficiente para causar danos e preocupação. Desde 1990, já ocorreram cinco tremores com magnitude acima de 5 na escala Richter, e dezenas de outros menores.
Antes do tremor de ontem, os últimos dois abalos sísmicos foram registrados também em Montes Claros (MG) no dia 19 de maio. O mais forte ficou entre 4 e 4,5 graus na escala Richter e assustou a população, mas não houve vítimas.

Anúncios

Um pensamento sobre “Terremotos no Brasil

  1. E já está previsto um grande Terremoto de alegria em Escada no dia 07 de outubro, o terremoto que o povo vai promover nas rua com a vitória do 40. APERREEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEIA 40 !!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s