Caminhando e cantando

Por André Luís

No Brasil tivemos exemplos claros e altamente positivos de participação popular e com resultados que só beneficiaram a própria população. Dentre eles, “A campanha pelas diretas já”; “O impeachement do Collor”; “ A Lei da Ficha Limpa”.
Apesar do poder emanar do povo e em nome deste, ser exercido, às vezes não sabemos escolher nossos candidatos, e muitas vezes deixamos de cobrá-los para que atuem pelos interesses da sociedade e daqueles que os elegeram e, não em favor do próprio bolso.
Pior. Aceitamos tudo de braços cruzados, quando não, fazemos piadas e alegamos que pior não fica. FICA SIM. E a resposta são as denúncias de corrupção, os constantes desvios de verbas públicas que deveriam ser aplicadas na saúde, educação, segurança e transporte vão para os bolsos de políticos corruptos.


Não é só. Além da reconhecida desgraça pública que é a corrupção, padecemos de um mal ainda maior. A IMPUNIDADE. No Brasil, ao contrário dos países desenvolvidos, existe a presunção de inocência e, desta forma, mesmo com os casos mais escabrosos, tem-se que provar que o bandido é bandido. Até lá ele vai gastar gostosamente o dinheiro que “ganhou”, enquanto a população sofre nas filas do SUS, acidenta-se nas péssimas vias públicas, padece com a violência, continua ignorante e analfabeta em grande parcela, quando não morre de fome.

Mas, uma coisa que teima em não ser esquecida é a “JUSTIÇA”, velha amiga que tarda mas não falha. O caminho é longo, mas se vê ao longe…já podemos enxergá-la, nos acenando com a mão. Até lá, desde agora, vemos que o povo já manifesta sua força, da maneira que o pobre pode, com a força de um povo que sonha com dias melhores.

O POVO TEM PODER, BASTA EXERCÊ-LO.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s