Decola Pernambuco

Por André Luís ( Fonte: portal PE.gov )

O Produto Interno Bruto de Pernambuco (PIB-PE) teve variação positiva de 1,7% na comparação do segundo trimestre de 2012 com o mesmo período no ano passado, enquanto que o Brasil permaneceu em 0,5%. É o que mostra a estimativa realizada pela Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco – Condepe/Fidem. Esse desempenho foi decorrente da evolução setorial na Indústria (3,4%), Serviços (1,5%), apesar de queda na Agropecuária (-5,3%).

A Indústria pernambucana manteve-se em alta, com um crescimento de 3,4% em comparação com o segundo trimestre de 2011. O destaque é o desempenho da Construção Civil (12,5%). Enquanto o crescimento brasileiro foi de 2,0% negativos. Já a Indústria de Transformação em Pernambuco apresentou uma queda de 2,2%, influenciada pelos resultados dos segmentos de alimentos e bebidas (-6,7%), produtos de metal (-12,2%) e minerais não metálicos (-1,6%). “A indústria pernambucana tem um crescimento acima da indústria brasileira. E toda a transformação que passa a economia de Pernambuco está combinada com a construção civil, não há um crescimento aleatório”, avalia o presidente da Agência Condepe/Fidem, Maurílio Lima.
Já o setor de Serviços apresentou um crescimento de 1,5%, impulsionado pelas atividades de serviços prestados às famílias (3,6%), aluguéis e intermediação financeira (4,7%) e transporte (7,9%). Os dados apontam que, neste segundo semestre, Brasil e Pernambuco apresentaram a mesma média de crescimento no segmento de Serviços.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s