“Há limites para o desenvolvimento humano?”

pnud (248x300)Por Edmundo Fernandes

A pergunta compõe um dos capítulos do “Relatório do Desenvolvimento Humano de 2011. Sustentabilidade e Equidade: Um Futuro Melhor para Todos”, elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD.

O relatório é extenso: tem 183 páginas de informações necessárias a qualquer pessoa que se dispõe a conhecer um pedaço da nossa história. O texto reconhece que o a “maioria das pessoas em todo o mundo testemunhou grandes melhorias nas suas vidas ao longo dos últimos 40 anos”. Mas expõe muitas preocupações.

“A negligência relativa da justiça econômica e social em muitos países revela nossa incapacidade para promover o interesse comum e o desenvolvimento sustentável”…“a produção mundial de alimentos ultrapassou o crescimento populacional”, no entanto, diz o relatório, “cerca de mil milhões de pessoas estão subnutridas e enfrentam uma grave segurança alimentar”.

O texto evidencia estas e outras contradições do mundo atual. Destaca com propriedade que “a sustentabilidade forte concentra-se na crença de que alguns recursos naturais básicos não têm qualquer substituto real e, como tal, devem ser preservados”. Clique para ter acesso ao conteúdo completo do relatório. Vale a pena.

Deixe um comentário