“Há limites para o desenvolvimento humano?”

pnud (248x300)Por Edmundo Fernandes

A pergunta compõe um dos capítulos do “Relatório do Desenvolvimento Humano de 2011. Sustentabilidade e Equidade: Um Futuro Melhor para Todos”, elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD.

O relatório é extenso: tem 183 páginas de informações necessárias a qualquer pessoa que se dispõe a conhecer um pedaço da nossa história. O texto reconhece que o a “maioria das pessoas em todo o mundo testemunhou grandes melhorias nas suas vidas ao longo dos últimos 40 anos”. Mas expõe muitas preocupações.

“A negligência relativa da justiça econômica e social em muitos países revela nossa incapacidade para promover o interesse comum e o desenvolvimento sustentável”…“a produção mundial de alimentos ultrapassou o crescimento populacional”, no entanto, diz o relatório, “cerca de mil milhões de pessoas estão subnutridas e enfrentam uma grave segurança alimentar”.

O texto evidencia estas e outras contradições do mundo atual. Destaca com propriedade que “a sustentabilidade forte concentra-se na crença de que alguns recursos naturais básicos não têm qualquer substituto real e, como tal, devem ser preservados”. Clique para ter acesso ao conteúdo completo do relatório. Vale a pena.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s