Jovens em busca da história do Pe. Geraldo

Digital CameraAnderson Felipe e Ivanildo Júnior, dois jovens estudantes da UFPE, que residem no município de Vitória de Santo Antão, estiveram em Escada esta semana procurando informações sobre a vida e obra de Pe. Geraldo Leite Bastos no Município.

O encontro aconteceu na casa da professora Cinelândia. Nós participamos juntamente com Lula Ribeiro, educador da rede municipal de Escada e professor especialista em História da Arte e das Religiões.

“A nossa ideia é construir um acervo das músicas cantadas e produzidas pelo Padre Geraldo e, dentro das possibilidades, regravar cânticos importantes pra história da nossas igreja”, declararam os jovens.

Durante a conversa eles receberam o livro “Um Retiro Popular de 40 Dias” de autoria de Felix Galvão (1987), o livro de cânticos “Loas e Lamentos” e uma revista de liturgia com um matéria reservada ao Pe. Geraldo.

Anúncios

8 pensamentos sobre “Jovens em busca da história do Pe. Geraldo

  1. aff pe. geraldo pra la! pe. geraldo pra k! vixi que saco! o homem ja MORREU! deixa o defunto la em paz! saco!

  2. idiota besta,escuta padre geraldo leite bastos,foi um sacerdote decente,foi pároco do morro da conceição.
    esguio os passos de sua fé até os últimos dias de sua vida.
    falar de que não conheci,se informa melhor,ana.
    pesquisa sobre padre geraldo!

  3. Cara Ana… Creio que há um equívoco em sua fala. Ninguém aqui pretende exaltar ou até mesmo idolatrar “defunto”. O que se quer é levantar dados relacionados à vida de alguém que é figura importantíssima para a história recente da Igreja em Pernambuco, alguém que também desenvolveu um trabalho que ultrapassou as barreiras da espiritualidade e ajudou muitos pobres de Escada e de Ponte dos Carvalhos, no Cabo – PE, a lutarem pelo direito a uma vida digna. Além do mais, o fato de sermos estudiosos da obra de Pe. Geraldo em nada nos impede de, seguindo seu exemplo de solidariedade, nos preocuparmos com a realidade do povo. Portanto, antes de tecer comentários a respeito da relevância de um apurado estudo relacionado a qualquer assunto, procure entender sobre o que se trata e as motivações que levaram alguém a desenvolver esse estudo. Se você conhecesse um pouco o Geraldo Leite Bastos talvez entendesse que este nome carrega parte considerável do arcevo cultural e histórico de sua terra e deixasse de se mostrar tão desconhecedora de sua própria origem.
    Att.

    Ivanildo Lima Júnior (um dos “papa-defunto”)

  4. Ah, Tom e demais do blog. Obrigado pela acolhida e pelas informações sobre Geraldo. E, apesar de críticas tolas como essas, continuemos a lutar pelo REINO DE DEUS entre nós!

  5. Ana, no nosso Pernambuco há muita coisa boa que precisa ser resgatada. Sim, vivemos atrás de coisas produzidas por uma pessoa que já morreu. Garanto a você que o que o padre Geraldo fez supera e muito as porcarias que se produzem por aí hoje em dia. E você que se diz ser tão “caridosa”… Conhheça um pouco a história da vida do Pe. Geraldo e o que ele nos deixou e saiba que pessoas como ele e Dom Hélder foram caridosas por excelêencia. É de pessoas como essas que devemos lembrar. Deixe de sua ignorância. História também é uma ciência e, pesquisando, estamos fazendo um bem à humanidade.

  6. O resgate da história de um povo, de um lugar ou de alguém que fez algo de importante para ser lembrado é motivo de muito orgulho, alegria e respeito. Pe. Geraldo foi uma pessoa que deixou seu nome e sua marca por causa do seu amor a Deus, ao próximo e a sua coragem. E devemos dar total atenção a palavra coragem, pois, de certo é o que falta a você “ANA”, para ter que criar um nome de mentira (pois esse não é o seu nome de verdade) para falar de uma pessoa que você nem sequer se deu a oportunidade de conhecer. O fato de você não simpatizar com a religião da qual ele fazia parte e conduzia um rebanho, não é motivo de descarregar essa revolta. Os problemas que você tem, não são diretamente de responsabilidade dos outros. Rezaremos por você. ( Só pra lembrar, eu não faço parte do grupo citado na matéria, só não acho justo, você ( R.L ), fazer o papel do “acusador”. Pe. Geraldo, foi e é muito importante para todos em Escada. Deus abençoe.

  7. AO INVÉS DE VCS FALAREM DE QUEM JÁ MORREU, PORQ NÃO VÃO EM BUSCA DE CRIAREM PROJETOS PARA AJUDAR QUEM ESTÁ VIVO E PASSANDO NECESSIDADE. Q POVINHO Q SE DIZ TÃO ESTUDIOSOS …MAIS GOSTAM DE EXALTAR DEFUNTO…..ESTÁ BOM DE VCS ACORDAREM PARA REALIDADE…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s