Eles também têm padroeiro

Por André Luís

Hans Holbein d. J. 065.jpgSão Thomas More ( Padroeiro dos políticos ), chegou a se autodescrever como “de família honrada, sem ser célebre, e um tanto entendido em letras”. Era filho do juiz Sir John More, investido cavaleiro por Eduardo IV, e de Agnes Graunger. Casou-se com Jane Colt em 1505, em primeiras núpcias, tendo tido como filhos: Margaret, Elizabeth, Cecily e John. Jane morreu em 1511 e Thomas More casou-se em segundas núpcias com Lady Alice Middleton. More era homem de muito bom humor, caseiro e dedicado à família, muito próximo e amigo dos filhos.

More foi convocado, excepcionalmente, para fazer o juramento em 17 de abril de 1534, e, perante sua recusa, foi preso na Torre de Londres, juntamente com o Cardeal e Bispo de RochesterJohn Fisher, tendo ali escrito o “Dialogue of Comfort against Tribulation”. A sua decisão foi manter o silêncio sobre o assunto. Pressionado pelo rei e por amigos da corte, More decidiu não enumerar as razões pelas quais não prestaria o juramento.

Inconformado com o silêncio de More, o rei determinou o seu julgamento, sendo condenado à morte, e posteriormente executado em Tower Hill a 6 de Julho. Nem no cárcere nem na hora da execução perdeu a serenidade e o bom humor e, diante das próprias dificuldades reagia com ironia.

Sua trágica morte – condenado a pena capital por se negar a reconhecer Henrique VIII como cabeça da Igreja da Inglaterra, é considerada pela Igreja Católica como modelo de fidelidade à Igreja é à própria consciência, e representa a luta da liberdade individual contra o poder arbitrário.

Devido à sua retidão e exemplo de vida cristã, foi reconhecido como mártir, declarado beato em 29 de dezembro de 1886 por decreto do Papa Leão XIII e canonizado em 9 de maio de 1935 pelo Papa Pio XI. O seu dia festivo é 22 de Junho.

Em 2000, São Thomas More foi declarado “Patrono dos Estadistas e Políticos” pelo Papa João Paulo II.

Anúncios

Um pensamento sobre “Eles também têm padroeiro

  1. SE VIVESSE HOJE TERIA VERGANHA DE SER PATRONO DE UMA CLASSE QUE NÃO RESPEITA NEN CURTE , NADA QUE O MESMO DEFENDEU. PRINCIPALMENTE NO QUE DIZ RESPEITO AO AUTORITARISMO DE QUEM EXERCE CERTOS TIPOS DE PODER.COMO O REI QUE O MANDOU A FORCA, POR QUERER SE IMPOR DIANTE DO CATOLICISM0O QUE NEGOU SEU CASAMENTO NOS MOLDES DA IGREJA CATÓLICA..

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s