Ariano Suassuna indicado ao Nobel de Literatura

ariano-suassuna (400x256)

A indicação do escritor Ariano Suassuna, pelo Senado Federal, para concorrer ao Nobelde Literatura mereceu Voto de Aplausos do deputado Aluísio Lessa (PSB). O parlamentar elogiou o paraibano de 84 anos, que mora em Pernambuco há sete décadas. “Ele é uma atração por onde passa. É reconhecido no Brasil e em vários outros países”, comentou.

Autor de obras como O Auto da Compadecida e A Pedra do Reino, o intelectual pode ser o primeiro brasileiro a receber a condecoração. “O Auto da Compadecida foi publicada em 35 idiomas”, informou Lessa, lembrando que a aula-espetáculo, apresentada pelo escritor, atrai grande número de pessoas.

O Itamaraty oficializará e encaminhará a indicação para a Academia Sueca, que analisará o conjunto literário e a universalização da obra. O último escritor da língua portuguesa a receber a premiação foi o português José Saramago, 16 anos atrás.

Em apartes, os deputados Antônio Moraes (PSDB), Waldemar Borges (PSB) e Tony Gel (DEM) endossaram os elogios. “Sem dúvida, Ariano Suassuna é um grande defensor da cultura nordestina”, ressaltou Moraes. “Ele tem a capacidade de produzir o espírito da nação nordestina através de uma literatura bastante acessível”, observou Borges. “Todos torcemos por ele”, reforçou Gel.

Matéria original publicada no DOE (07-06-12). Foto: http://melnotacho.wordpress.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s