Pernambuco cria Comissão Estadual de Memória e Verdade

torturanuncamaisPor Edmundo Fernandes

A expectativa dos movimentos sociais é grande para os esclarecimentos sobre os sombrios e obscuros tempos da ditadura militar. Esta semana foi instalada a Comissão Estadual de Memória e Verdade.

A Comissão Dom Hélder Câmara tem agora a responsabilidade de esclarecer os vários crimes de sequestro, morte, desaparecimento e tortura no período da Ditadura Militar (1946/1988) e do Estado Novo (1937/1946).

A primeira reunião da comissão aconteceu hoje à tarde, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE) e teve por objetivo definir as atribuições e responsabilidades dos participantes. A comissão foi criada pela Lei 14.688, de 1º de junho deste ano.

O Presidente da Comissão, o ex-deputado Fernando de Vasconcelos Coelho, lembrou que Pernambuco foi palco das mais sangrentas cenas de tortura e prisão. “Talvez porque na época, com Miguel Arraes no governo, o povo do campo começou a ser ouvido”, justificou. Que a verdade prevaleça!

Anúncios

Um pensamento sobre “Pernambuco cria Comissão Estadual de Memória e Verdade

  1. Ninguém se esconde da História.

    Não adianta tentar pulverizar, bombardear, incinerar, apagar, encobrir e matar os vestígios, ou seja as fontes da História, que posteriormente elas emergirão com toda a força. E todos receberam os seus devidos papeis, do qual os seus descendentes se envergonharão ou se orgulharam quando a verdade ressurgir.
    Espero que estejamos preparados para a revisão deste passado tenebroso, pois só assim nós brasileiros poderemos enterrar estes espectros que nós assombram da ditadura Militar.
    Superando este trauma coletivo asseguraremos tanto a “certeza” da não repetição, como também de prosseguirmos com nosso futuro.

    Então vamos a revisão.
    Luis

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s