Quixabeira será a atração principal do II Forró dos Casais

thumbs[1]

Em homenagem ao Rei do Baião Luiz Gonzaga, o São João de Seu Pedro realizará o II Forró dos Casais no Clube Intermunicipal da Escada. A festa acontecerá no próximo dia 9 de junho e contará com a presença ilustre do escadense Quixabeira, um dos maiores sanfoneiros do Norte e Nordeste.

Veja abaixo breve histórico da trajetória do Mestre Quixabeira:

No dia 05 de Agosto de 1937 na zona da mata sul, mais precisamente na nossa cidade de Escada (à 70 Km de Recife), nascia Gilberto Bezerra dos Santos que mais tarde se popularizava Quixabeira, um dos maiores sanfoneiros que esse Brasil viria à conhecer.

Ainda menino aos 07 anos interessou-se pelo cavaquinho onde alguns anos depois com 13 ganharia em primeiro lugar num concurso na Rádio Jornal do Comercio, e tomando amor pela música aos 16 anos resolveu aprender acordeom, e aos 17 já era um bom sanfoneiro e através do seu dom foi convidado para ir à São Paulo na década de 50, para participar das filmagens da primeira versão do filme Cangaceiro ainda em Preto e branco, com autorização por escrito da sua mãe, ele foi ao estado de São Paulo e depois à Brasília, onde participou da inauguração da capital brasileira.

Voltando à Pernambuco já com fama de bom sanfoneiro, conheceu Genival Lacerda, tornando-se assim seu primeiro sanfoneiro, participando de vários programas de Rádio, onde conheceu e teve a honra de tocar junto à Caçulinha. Fez parte ainda do extinto grupo Limoeiro e seus Jagunços. Foi sanfoneiro também da rainha do xaxado Marinês e de sua irmã Marinalva, chegando a alegrar nossas tardes nos saudosos programas Jorge Shaw, Paulo Marques e Jota Ferreira.

Grandes nomes como Novinho da Paraíba, Raminho do Acordeom, Geraldinho Lins entre outros…  fazem parte da mesma história. Quixabeira é memória viva de Pernambuco. Divulgou o nosso forró pé-de-serra, a nossa cultura Pernambucana e nordestina por esse Brasil à fora. Hoje, seus filhos dão continuidade junto com Quixabeira ao que foi começado mais de 70 anos atrás.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s