Transporte: Aumento de passagens da Borborema em Escada chega a 25%

onibus_rafafernandes

Por Edmundo Fernandes

A chegada da empresa Borborema, que substituiu a Nortesul em Escada, gerou expectativas. Mas, pelo que tudo indica, não representou mudanças significativas nos serviços de transporte coletivo. As reclamações já fazem parte do dia a dia daqueles que vão e voltam da capital.

Esta semana os usuários foram surpreendidos com um aumento de passagens bem acima dos índices apontados pelos órgãos de transporte no Estado: 16,6% de Escada/Recife e 25% de Escada/Cabo. Um “aumento absurdo”, dizem os passageiros. A passagem aumentou de R$ 6,00 para R$ 7,00 entre Escada e Recife e de R$ 3,00 para R$ 3,75 entre Escada e Cabo.

Por um aumento menor que 5%, o Recife parou. Claro que a mobilização foi organizada pelos estudantes, que são diretamente afetados com a majoração dos preços. Aqui, em Escada, quem teria que tomar a iniciativa?

Além disso, os problemas de superlotação continuam. A prometida ampliação da frota – se aconteceu – parece não ter surtido os efeitos esperados. De qualquer forma, talvez uma reclamação ao Ministério Público local fosse um caminho para estabelecer uma correção no reajuste.

Foto: Rafa Fernandes

22 thoughts on “Transporte: Aumento de passagens da Borborema em Escada chega a 25%

  1. Sim, agora o governo mudou na cidade e o que mais mudou além disso? A passagem de Escada-Vitória teve um aumento absurdo novamente… e aí? Quem deve agir? Estudantes sem poder ou prefeitos e vereadores com poder?

  2. não vi em nenhum comentário e também não ouço ninguém comentar pela cidade uma possível instalação de um TREM ligando Escada ao cabo. de fato, é algo distante!!! sou aluno de engenharia da UPE e tive o privilégio de estar numa mini- palestra de um dos controladores da Metrorec e não deixei a oportunidade passar, perguntei ao mesmo se haveria alguma ampliação, futuramente, na rede metroviária, ele disse que há apenas pretensões em reativar uma linha que ligaria o centro do cabo ao porto de Suape. o mais complexo para uma possível instalação… escada possui que é a linha férrea, mas o que falta mesmo e a intervenção política e popular !!! poderia ser construída uma estação no bairro do atalaia próximo ao supermercado (espaço tem) e outra na ” área industrial”, teríamos um transporte mais rápido e barato.enfim, vejo uma falta de informação da população que apenas enxerga a solução no transporte rodoviário e por fim, há uma enorme barreira a romper que seria os interesses da empresa (Borborema).

  3. Pessoal esse preço e um absurdo, a borborema passol do limite.
    HAHAHAHAHA Lembrei agora Escada tem uma deputada kd ela alguém viu, por onde anda, fazendo o que alguém saber?

  4. pois é “jonatan” eram bons tempo aquele mais agora o povo de escada a maioria anda de carro e não mais de ônibos não tão nem ai para isso tudo, mas para quem anda de ônibos tem que fazer alguma coisa, porque ser não tomamos cuidado essa passagem vai subir ainda esse ano.

  5. O interessante disso tudo que as pessoas que viajam dia a dia não sabem comocomeçar a reclamar e ficamos a mecêr desse absurdo dos aumentos. Quer dizer se tiver outro aumento de salário mímino daqui pra abril, teremos novos reajustos de passagens. Ela cria um monopólio próprio (Borborema), não tem concorrente pra ela isso faz dela fazer o que bem entender, e ficamos parados vendo as coisas acontecer. E tem mais, lembro-me quando era o governo de Zé Alves existia muitos protesttos do povo escadense, hoje parece que o povo acata muitas coisas que nosso governo atual faz e continua fazendo, esqueccendo da cidade. Um município que tá entrgue as baratas pode dar uma visualizada na cidade que vc vê isso.

  6. é verdade jonatan carlos cade nosso politicos, a deputada, nada niguem faz nada, essa é cidade fantasma mesmo “quem podera nos ajuda, quem” até quando vamos suporta tanta pancada, até quando?

  7. Nossos governantes não tem culpa do aumento de passagens…, kkkkkk eles nem andam de onibus, tenho certeza que eles nem sabem quanto custa a passagem, nem tem noção de largar do trabalho, cansada e esperar quarenta minutos o Ônibus, ter que vim bem coladinho com os companheiros, esse Ônibus é igual cadeia! se tem capacidade para 47 andan-se 97.e a eleição vem ai…

  8. Que deputada que nada!!! existe deputado na nossa região… kkk, veriadores nem se fala… eles são uma piada na nossa cidade, não existem, os grandes empresariados faz o que quer em nosso municipio. Como fez a empresa borborema que tapiou com ônibus novos e aumentou a passagem de hora pra outra e ficou por isso mesmo, se isso fosse em recife; pode ter certeza que pelo menos um ônibus desse teria sofrido a fúria da revolta. Incrível é que fica por isso mesmo e os órgão e reponsáv eis pelo desenvolvimento do nossa cidade não faz nada…

  9. “parkinson” nós lamentamos muito a morte do vereador irmão izael, porém este espaço aqui é para falar dos aumento das passagens da borburema. “vale verde” independete de “borburama ou norte sul temos que fazer alguma coisa.

  10. embora nao more em escada mais sou escadenseacho um absurdo em termo de porcentagem o aumento em escada aqui em guarulhos a passagem dentro do municipio passou de 2,90 para 3,00 e para sao paulo de 4,55 para 4,85 o prefeito deveria rever isso mais agora em outubro vai ter eleiçao voces tem quer dar o troco trocando de prefeito sem mais desde ja agradeço

  11. Que assumiria no lugar de Irmão Zael seria A Irmã Zui mas, ela saiu do PR e foi para o PSD com isso perdeu o cargo e quem assumirá será Sônia Guimarães que pela ordem de sequência ficará no lugar de Zael.

  12. o povo de escada falava q a norte sul ñ prestava pq se a borborema entrase em escada ea melhora ficou pio kkkkkkkkkkkkkk.É pouco ainda.

  13. não temos que reclamar nada o reajuste esta dentro do ki foi definido pela secretaria de transporte porq não se freta onibus ou vans se reunen-se grupo de pessoas ki trabalham em recife ki saiam no mesmo horario fazendo o mesmo percuso do onibus paga por mes.

  14. Vocês parecem que só sabem falar mal da administração municipal, mas, esquecem de dar ênfase a perda que tivemos neste sábado 18-02-2012, um grande amigo e bom legislador como era o vereador Irmão Zael de Frexeiras, nos deixou e espero que esteja com DEUS em um bom lugar.

  15. Vocês parecem que só sabem falar mal da administração monicipal, mas, esquecem de dar ênfase a perda que tivemos neste sábado 18-02-2012, um grande amigo e bom legislador como era o vereador Irmão Zael de Frexeiras, nos deixou e espero que esteja com DEUS em um bom lugar.

  16. A expressão “aumento absurdo” ainda ficou “barato” se levarmos em conta o impacto que vem causando no bolso dos usuários que se utilizam de tais itenerários. E agora, “quem poderá nos defender?”

  17. E ainda tem outro detalhe, com a NorteSul as passagens dia de domingo eram mais baratas, com a Borborema a festa acabou, a tarifa aos domingos é a mesma dos dias de semana…

  18. agora cabe ao povo da escada cobrar isto,se o preço é absurdo,vamos reagir
    se entrar outra empresa,com a concorrência talvez baixa o preço.

  19. parabéns a a Borborema.
    isso significa que Deputada (o) que temos em Escada Junto a Prefeitura e Nada e mesma Coisa.
    e obra pra todo lado, e só não ver quem não quer isso que o povo gosta e isso que o povo quer.
    Escada Vota sim Escada Vai vota nessa ai ela sim e popular ehehehe

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s